MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ENSINAR É UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA


O educador cristão não é um mero "ledor (adj. e s.m. Diz-se de, ou pessoa que gosta de ler).de revista".

Ensinar na Escola Dominical exige pesquisa.

A mediocridade, a inconsistência, a falta de profundidade de algumas aulas é decorrente do comodismo de muitos professores que não "mergulham" nos livros, ou em outras fontes de informação e de conhecimento no preparo de suas aulas.

Comparo a pesquisa com a prática do arqueólogo, do garimpeiro e com todas as demais atividades que objetivam a descoberta de coisas preciosas. O conhecimento é algo de grande valor. A pesquisa é uma importante fonte de conhecimento pois envolve a leitura.

Não dá para ser professor sem ser um pesquisador.

Os professores que se satisfazem em reproduzir em sua aula o ensino do estudo prévio para professores, ou o conteúdo do primeiro subsídio que encontram na internet, certamente falharão na sua missão de professor-pesquisador.

A pesquisa exige dedicação. A Bíblia nos ensina que a dedicação é parte da atividade docente:

"[...] ou o que ensina esmere-se no fazê-lo." (Rm 12.7)

Professores de Escola Dominical que não se dedicam ao ensino, ou não foram vocacionados por Deus ou estão negligenciando a sua vocação.

A pesquisa exige determinação e paciência. Nem sempre encontraremos com facilidade os textos que enriquecerão os conteúdos a serem ensinados. Quem disse que a tarefa de pesquisar é coisa fácil? Facilidade é uma palavra que não combina com professores. Quando iniciar uma pesquisa não descanse enquanto não alcançar os seus objetivos.

A pesquisa exige tempo e disciplina. O problema de muitos professores não é a falta de tempo, antes, é a falta de uma boa administração de seu tempo. Reserve semanalmente um tempo necessário para as suas pesquisas. Não negocie esse tempo. Uma boa aula requer um bom investimento de tempo em pesquisa.

A pesquisa exige organização. Se o professor possui uma biblioteca pessoal e nela encontram-se os livros para a sua pesquisa, essa biblioteca deve estar organizada de uma forma que o professor não precise perder tempo procurando estas obras. No caso da pesquisa na internet, o professor deve antecipadamente ter uma lista dos sites ou blogs que acessará. No caso da pesquisa em buscadores (como o Google), as palavras-chave devem estar relacionadas para facilitar a busca.

A pesquisa exige criticidade. Os livros e textos pesquisados não podem ser lidos mecanicamente e passivamente. Não é apenas o quanto eu leio, mas, como leio. Não é apenas a quantidade de obras e textos lidos que vão lhe conduzir ao sucesso na pesquisa. Em certas situações, muitas leituras até atrapalham. Na leitura crítica estão envolvidos a seleção de boas obras, sites, blogs etc., e também a capacidade de examinar tudo e reter o que é bom (At 17.11; 1 Ts5.21).

A pesquisa exige sintetização das informações e dos conhecimentos adquiridos. Nem tudo que foi pesquisado será apresentado ou discutido. O professor deve ter o bom senso de levar para a sala de aula aquilo que em oração entender como de suma importância para os seus alunos. As demais informações e conhecimentos adquiridos darão a segurança necessária diante da classe, além de poderem ser aproveitados em outras circunstâncias ou situações.

Ensino e pesquisa são atividades inseparáveis.

Professores pesquisadores possuem os melhores e mais atrativos conteúdos.
fonte: Altair Germano

ENSINAR É UMA ATIVIDADE METÓDICA



Não se vai de um lugar em direção a outro, sem que antes não se defina o melhor caminho a seguir.

Métodos são caminhos.

O ensino é uma prática de quem sabe aonde quer chegar. O professor quando começa o preparo de sua aula deverá ter em mente objetivos específicos. Ele parte para a classe com o propósito de conduzir os alunos para o destino ou objetivos almejados.

Enquanto a pesquisa provê os conteúdos necessários para alcançar os objetivos do ensino, os métodos estabelecem o caminho que os alunos trilharão sob a direção do professor, até chegarem ao final da jornada.

Jesus utilizou vários métodos para conduzir os seus alunos aonde queria levá-los. No sermão da montanha (Mt 5-7) ele utilizou a preleção ou método expositivo, ideal para se falar para grandes públicos.

Com o fariseu Nicodemos (Jo 3.1-15) e com a mulher samaritana (Jo 4.1-26) usou o diálogo como método para comunicar dois dos grandes ensinos do Novo Testamento, um sobre o novo nascimento e outro sobre adoração.

Quando resolveu dar uma aula sobre o fundamento da igreja e sobre a sua missão messiânica (Mt 16.13-20), iniciou utilizando o método de perguntas e respostas. Vários outros métodos foram utilizados por Jesus.

A diversidade na utilização dos métodos de ensino tornam as aulas mais interessantes e menos monótonas.

O educador cristão deve buscar em oração, não apenas o que deve ensinar, mas, também, a sabedoria necessária no emprego dos métodos.

É preciso ficar atento para não cair no erro de pensar que por si só, os métodos farão uma revolução na prática de ensino do professor. Eles são apenas uma importante parte no processo ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros elementos importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização dos recursos didáticos (quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos, etc).
fonte: Altair Germano

domingo, 30 de janeiro de 2011

Pastor quer BBB no paredão

Metodista propõe boicote a programa da Rede Globo


Pastor quer BBB no paredão
Foi dada a largada! Desde o último dia 11 de fevereiro, milhões de brasileiros estão na frente das telinhas para ver o reality show mais esperado do ano. Isso mesmo! Refiro-me ao Big Brother Brasil 11, o BBB, programa que chega a sua 11ª edição exibido na Rede Globo de Televisão todos os dias durante três meses ao ano. A intenção desta carta é trazer a você, caro leitor(a), esclarecimentos sobre o reality show que tem influenciado milhares de pessoas, inclusive os cristãos.

A atmosfera de Sodoma e Gomorra, conforme descrita na Bíblia tem invadido os lares brasileiros sem pedir licença, com cenas imorais, atos sexuais, palavras chulas, gestos obscenos e comportamentos condenáveis há cerca de dez anos. Mas nesta edição, a coisa parece ter ficado um pouco pior. Com medo de perder a audiência para outras emissoras, a Globo logo no primeiro dia do programa deixou claro que o BBB não terá limites.

Basta ver a declaração do diretor do “Grande Irmão”, J. B. Oliveira, o Boninho, "hora de ir para o hotel passar as regras com os brothers e avisar que vale pancadaria (a frase não foi colocada na íntegra aqui) para ganhar o prêmio”. Em outras palavras, para faturar o prêmio de R$ 1,5 milhão, vale mesmo tudo, inclusive agressões físicas.

Como se não bastasse a orientação absurda de Boninho aos participantes, o diretor do programa ainda incluiu neste ano o “sabotador” na casa. Esse (a) personagem ou pessoa será o/a responsável por atrapalhar o grupo de ganhar dez mil reais. Mais um motivo de divisão entre eles/elas.

E tem mais, que tipo de emoções e desejos um capítulo de BBB produz num/numa adolescente ou jovem solteiro(a)? Que tipo de estímulos e valores um programa desses produz num/numa jovem cristão que procurará se manter virgem até o seu casamento? O que eles/elas têm vontade de fazer após assistir BBB? Orar? Acho que não.

Não é de se estranhar que em nossas igrejas tenhamos tantas pessoas "ficando", viciadas em masturbação e inclusive solteiros com vida sexual ativa (como mostrou uma pesquisa da Revista Eclesia, 52% dos jovens evangélicos brasileiros confessam haver tido relação sexual antes do seu casamento).

O Inspirador do Big Brother Brasil  
O mais famoso romance George Orwell, “1984”, trás no rodapé da capa do livro os seguintes dizeres: Big Brother is watching (Grande Irmão está vigiando você). O livro foi escrito no ano de 1948, mas por força dos editores, o título foi invertido para 1984.
O livro narra o "futuro" na Pista de Pouso Número ou Inglaterra, parte integrante do megabloco da Oceania. É comum o conflito dos leitores com o continente homônimo real.

O megabloco superficial de Orwell tem este nome por ser uma adesão de países de todos os oceanos. O tema principal de 1984 é a transformação da realidade. Não seria esse também o propósito das onze edições do Big Brother Brasil exibidos pela Rede Globo?

 
Voltando ao livro, fingida de democracia, a Oceania existe em um totalitarismo desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob a liderança do onipresente Grande Irmão (Big Brother). Contado em terceira pessoa, o livro narra à história de Winston Smith, membro do partido externo, empregado do Ministério da Verdade. O cargo de Winston é reescrever e distorcer informações de acordo com a importância do Partido. Nada muito distinto de um historiador ou jornalista. Winston interroga a opressão que o Partido desempenhava nos cidadãos. Se alguém refletisse diferente, cometia crimidéia (crime de ideia em novilíngua) e fatalmente ele desaparecia, ou seja, a pessoa era capturada pela Polícia do Pensamento e extinta. Paredão nele!

A intenção de Orwell era apresentar um futuro fundamentado nas aberrações do presente. Winston Smith e todos os cidadãos tinham ciência que qualquer atitude suspeita poderia expressar seu fim, e não apenas sair de um programa de tv com o bolso cheio de dinheiro, mas desaparecer de fato. Não é o que acontece no BBB?  Os participantes ficam se policiando nas palavras porque qualquer atitude por gestos ou palavras, pode servir contra eles mesmos. No livro, os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar às autoridades quem cometesse crimideia.

Para expressar suas emoções, Winston escreve todos os dias em seu diário usando o canto "cego" do apartamento. Somente assim, ele não era flagrado pela teletela.A primeira frase que Winston escreve em seu diário é atual e justificável: abaixo o Big Brother!

Há uma intenção por trás do BBB que é nivelar toda a sociedade de tal forma que as pessoas achem que “tudo é normal”. Sinceramente, está na hora de colocar o BBB no paredão. Reflita: vale a pena assistir o BBB 11? Não deixe que a mídia influencie seus pensamentos.


Pr. José Geraldo Magalhães Jr

"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou