MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


FAMÍLIA

1ª Parte
Um Belo estudo sem vulgarização

A ausência dela traz saudades.
Meu amado tem saudades de mim “(Cantares 7:10)
Vamos aprender um pouco com um dos casais mais interessantes da Bíblia, e é no livro de Cantares onde está registrada a sua história com a toda a sensualidade dos amantes, o Rei Salomão e a sua amada sulamita. Ela afirma que o seu amado tem saudades dela, e pela simples leitura percebe-se a convicção com que ela expressa isso. Ela tem certeza de que ama e é amada.
(E aí, seu amado (a) tem saudades de você?)
É comum tratarmos com mulheres que não têm convicção de que ainda são amadas pelos seus maridos. Não sabem dizer se o coração dele ainda lhes pertence ou não. E estar tranquila com relação ao quanto se é amada, faz toda a diferença na qualidade de um relacionamento, e não só as mulheres, mas os homens também precisam ter esta certeza.
Em alguns casos, a insegurança com relação ao amor dele, é porque ele não tem expressado este sentimento de forma clara. Pode acontecer, conforme ensina o escritor Gary Chapman, que a esposa tenha uma linguagem de amor diferente da linguagem usada pelo marido. Vamos explicar um pouco isso. As pessoas se sentem amadas de cinco maneiras diferentes:
6
*Recebendo presentes;
*Passando tempo com exclusividade juntos;
*Recebendo um toque de carinho, um abraço;
*Ouvindo um elogio sincero e ainda;
*Quando lhe são realizadas ações de serviço.
São aquelas pequenas atitudes que facilitam, como um auxílio, um socorro, uma “mãozinha” num determinado momento.
E como identificar a linguagem de amor? Simples; aquele que presenteia é porque gostaria de receber presentes, quem elogia gostaria de ser elogiado, e assim sucessivamente. Podemos perceber qual a linguagem de amor de uma pessoa prestando atenção naquilo que ela faz para demonstrar apreço e carinho.
Podemos afirmar que é perfeitamente possível uma pessoa ser amada, porém, se sentir como se não o fosse, e assim viver em um nível de relacionamento afetivo abaixo daquilo que poderia experimentar.
Se um marido demonstra amor fazendo serviços que facilitem a vida da esposa, porém, a linguagem de amor dela é dar e receber presentes, isso poderá fazer com que ela não se sinta amada. Ela não se dará conta que aquele gesto de ajudá-la é uma manifestação de amor, é a forma dele dizer “eu ti amo’.
No tocante a Salomão, não é sem razão tenha saudades. Qual o homem que não teria saudades de uma mulher como a sulamita? Ela é realmente uma mulher admirável, incrível, a mulher maravilha do Antigo Testamento. O seu marido é um homem de sorte, diriam os homens, mas as
7
mulheres diriam que ela sim, é uma mulher de sorte, pois tem ao seu lado um homem sensível, romântico, que a faz muito feliz. Um homem poderoso e grande amante. Vamos ver um pouco mais sobre esta relação bonita, e que ela nos sirva de estímulo.
8
O vinho é bom, mas o seu amor é melhor.
“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho. ”(Cantares 1:2)
Ela tem sede do amado e faz uma declaração apaixonada, comparando o amor com o mais saboroso vinho, algo delicioso e que faz bem a sua alma.
Para ela o beijo do amado é desejável e inebriante. Um beijo que lhe rouba os sentidos.
O beijo dos amantes é uma das maiores provas de intimidade de um casal, gesto de entrega total, talvez até maior que o próprio ato sexual. O beijo apaixonado é o “start” para o encontro de amor, é o vislumbre daquilo que os aguarda. É uma preparação física e emocional para o sexo. O casal se beija bem quando as coisas estão bem, amor está presente. Um bom beijo é sinal de que não há ressentimentos guardados no peito, não há dor e nem pesar. A cumplicidade e a intimidade se fortalecem, reinando a paz e a alegria entre eles.
Um dia desses fizemos uma renovação de alianças para os casais de uma determinada igreja, chamamos os casais à frente, e os colocamos de mãos dadas, frente a frente, para que cada um fizesse a sua renovação dos votos conjugais. Foi incrível ver como eles ficaram sem jeito, envergonhados, uns não se davam as mãos, outros não se olhavam nos olhos, e outros não conseguiram abrir a sua boca para proferir os votos renovados. Sabe o que é isso? Falta de intimidade conjugal.
9
Intimidade é isto, quanto mais se tem, mas se quer ter, quanto menos se tem, menos se quer ter. O mesmo vale para o sexo, eu costumo dizer que ele é um saco sem fundo, quanto mais se faz sexo, mas se quer fazer, por outro lado, quanto menos se faz menos se quer fazer. As pessoas vão se distanciando uma da outra e a medida que os dias vão se passando elas já não se beijam mais, já não são mais cúmplices entre si, e assim o muro da divisão começa a ser levantado.
Um dia observamos um casal já com idade bem avançada, num banco de praça e eles se beijavam, e alguém passando por ali, comentou: “Olha que velho sem vergonha!!”, ouvi aquilo e fiquei triste de pensar no quanto somos hipócritas e preconceituosos. Somos cidadãos de um país que está envelhecendo e espero daqui a alguns anos ver muitos velhos, sentados na praça e namorando suas companheiras, com beijo e tudo, pois para o amor não há limites de idade.
10
Uma mulher agradável.
“Eu sou morena, mas agradável...”(Cantares 1:5)
Veja quanta ousadia desta mulher que se declara: “Sou uma morena agradável”. Entendo que ela quis dizer que é uma pessoa rústica, uma pastora de ovelhas, queimada do sol, quem sabe fora do padrão de beleza para um rei como Salomão, no entanto, isso não lhe provocava nenhum sentimento de inferioridade. Sua auto-estima lá em cima. Ela sabe usar o que tem de melhor que é a sua maneira agradável de ser. Gosto quando minha esposa brinca assim comigo, mostrando que está de bem com a vida, sem complexos, sem traumas. Um homem procura, entre outras, duas virtudes em uma mulher; primeiro um bom sexo e segundo, que ela seja uma companhia agradável. Há mulheres lindas, dentro de um padrão de beleza, mas que não são desejáveis.
Já outras há que não são modelos, não possuem um padrão de beleza quanto ao seu corpo, mas que podem, perfeitamente, ser reconhecidas como lindas e encantadoras, pelo seu charme e meiguice, somados a valores morais e atributos de caráter.
A mulher sulamita, a amada, traz no seu nome o significado: “aquela que tem perfeição”, ou seja, o nome sugere que seja perfeita. Inclusive, as outras mulheres a chamam de a “mais formosa entre as mulheres” ,mas conforme ela mesma diz, “sou morena, mas sou agradável” me faz pensar que ela não era perfeita, mas perfeitamente adorável. Você pode pensar assim
11
também, de repente, você tem alguém na sua vida que não é perfeito, mas que é perfeitamente amável.
O apóstolo Pedro recomenda que a beleza da mulher não seja, prioritariamente, a exterior, mas sim, a interior. Ele diz que há outros valores que são importantes para uma mulher cultivar, como por exemplo, honestidade, fé, justiça, temperança, alegria, amor, fidelidade, perseverança e etc.
Mulher, seja agradável com seu homem, e assim, você também poderá falar como a sulamita:
"Meu amado tem saudades de mim".
Olha, quem é que consegue conviver alegremente com uma mulher crítica, exigente, perfeccionista, e às vezes a organizada demais, que vive resmungando, criticando e murmurando? Realmente, tem mulher que é difícil de amar.
Um marido me disse durante um aconselhamento: "Pois é, pastor, a Bíblia diz que temos que amar até os nossos inimigos, então, terei que aguentar essa coisa aí!” Ele não se referia aos inimigos, mas sim, esposa encrenqueira que tinha dentro de casa, uma verdadeira “mulher limão”.
12
Quem é este homem, afinal?
Ct 5:9 “ Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures?”
As amigas d sulamita estão dizendo:
“ Quem é este homem, afinal? O que ele tem de tão bom assim, que justifique a sua procura? O que este homem tem que outro não tenha? “
Nas entrelinhas, parece-me até que estariam dizendo:
“Será que ele merece o seu amor? Não estaria na hora de deixá-lo ir para nunca mais voltar, e quem sabe você possa começar nova vida com outro?”
Não são assim os conselhos de muitos quando um casal está em crise? E ela responde:
Ct 5:10-16 “O meu amado tem a pele bronzeada. A sua cabeça é como o ouro, o ouro mais puro; seus cabelos ondulam ao vento como ramos de palmeira; são negros como o corvo. Seus olhos são como pombas junto aos regatos de água, lavados em leite, incrustados como jóias. Suas faces são como um jardim de especiarias que exalam perfume. Seus lábios são lírios que destilam mirra. Seus braços são cilindros de ouro com berilo neles engastado. Seu tronco é como marfim polido adornado de safiras. Suas pernas são colunas de mármore firmadas em bases de ouro puro. Sua aparência é como o Líbano; ele é elegante como os cedros. Sua boca é a própria doçura, ele é mui desejável. Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém.” ( NVI)
13
Descrevendo sua beleza máscula do alto da cabeça até as suas pernas, fala de sua elegância e de o quanto é desejável. Sabe o que é isto? É amor e paixão; mas também é respeito. Mulher sábia não comenta sobre as deficiências do marido, não faz propaganda negativa, não faz comparações, pois, para ela, ele é único.
Apresenta sempre o que ele tem de melhor. Não permanece olhando nos seus defeitos, mas sim, exaltando suas qualidades e virtudes. Ela vê o amado como um homem elegante, totalmente desejável, o seu falar é doce. Quando ele fala é prazeroso ouvi-lo.
Não creio que esteja aqui falando do timbre de voz, mas sim da ternura e do carinho com que fala.
Olha aí, uma lição para todos os homens, que muitas vezes são tão mal educados com as esposas, tratando com deselegância, com agressividade e depois de tudo ainda querem sexo, sem que antes se tenha um momento de perdão.
Alguns fazem do sexo uma oportunidade de reconciliação. Usam a cama para se acertarem, o que, em alguns casos funciona bem, porém, acontece que muitas vezes o outro foi ferido tão intensamente que ir para a cama e fazer amor com a alma ferida é um verdadeiro sacrilégio.
O melhor caminho é o pedido de perdão, sendo que este deve vir acompanhado de uma promessa de não mais se repetir, ou que haverá um empenho nesse sentido.
Quando isso acontece, eles podem ter um momento de celebração na cama.
14
Um bom sexo, para a mulher, nada mais é do que coroar de um relacionamento eivado de amor e sentimentos ternos, onde ela é o bem querer dele. É a continuidade de algo bonito que já vinha acontecendo. O sexo é só uma consequência.
Penso quando há feridas na alma da esposa, acaba sendo só sexo mesmo e não amor. Este encontro satisfaz as necessidades fisiológicas, porém, não traz cura da alma. Estamos aqui falando de maridos grosseiros, mas muita esposa complicada. Deixa-me abrir um parêntese aqui para comentar algo que me veio à mente. Certa noite eu assistia o noticiário na TV quando passou uma reportagem sobre um homem que estava preso e foi posto em liberdade condicional. Depois de três dias em liberdade, ele volta ao fórum e pede ao juiz que o recolha de novo à prisão, pois ele não suportava mais a sua mulher, e que seria melhor permanecer preso do que conviver com ela. Já pensou que tipo de esposa era aquela? Que o Senhor nos livre de uma mulher assim. Voltando à história do casal, Salomão e a sulamita, ela manda avisá-lo que está doente de amor. A presença do amado é o que pode curar a sua alma enferma.
Ct 5:8 “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.” Dar valor ao amor é algo que só aprendemos quando o perdemos. Ouvi alguém dizer que as pessoas só mudam de comportamento depois de um trauma. Isso tem sido uma verdade nas relações amorosas, se bem que não é necessário que seja assim. Para quem é ensinável, tratável, as mudanças para melhor podem
15
acontecer a partir de uma decisão, isto é proatividade no amor, agir antes que do mal chegar. Busque mudar enquanto é possível evitar o mal maior.
A outra opção é a reatividade, ou seja, tentar reaver, reconstruir, recomeçar depois que já aconteceu o pior. Esta também é uma escolha, porém, não a melhor.
Olha que interessante este texto que li outro dia:
Ela falava, ele não ouvia.
Ela sofria, ele nem ligava.
Ele mentia, ela acreditava.
Ela esperava, ele não voltava.
Ela sorria para ele, ele ria dela. Ela queria algo sério, mas ele só queria se divertir.
Ela acreditava em tudo o que ele dizia, mas ele dizia o mesmo para todas.
Ela o queria para sempre, ele a queria só por um instante.
Ela se entregava, ele evitava.
Ela falava “te amo”, ele apenas sorria.
Um dia...ela foi embora, ele não estava nem ai.
Passaram-se os dias, e ele descobriu que ela era única.
E ela descobriu que ele era apenas mais um.
( autor desconhecido)
16
Um homem pra chamar de seu.
Ct 2:16 “...eu sou do meu amado e o meu amado é meu."
Uma mulher deseja para si de alguém que lhe traga conforto e sensação de segurança.
Seria maravilhoso se todo marido soubesse o bem que faz à sua esposa quando se apresenta como o braço forte e a mão amiga. Nós teríamos menos mulheres nos consultórios buscando apoio psicológico, mais alegria e menos frustrações nos relacionamentos. Que bom seria se ele ouvisse o que Adão ouviu da parte de Deus: "Adão, você vai lavrar e proteger".
Homem, você não foi chamado só para o trabalho, mas também para a proteção na sua forma mais ampla. Muitas vezes, como marido temos protegido a nossa casa com equipamentos e toda uma parafernália de segurança, é câmara de TV no portão, a cerca elétrica sobre os muros e tantas outras coisas, mas isso tudo se mostra ineficiente quando o assunto é o coração, a alma feminina.Quando a Bíblia fala que os homens devem tratar as esposas como a parte mais frágil do relacionamento conjugal, há uma razão para tal. E o fato é este, que a mulher precisa se sentir segura, saber que não está só, caso contrário, ela pode se abalar emocionalmente, alimentando frustrações e angústia e até mesmo, eventualmente, desencadear uma depressão.
17
Como disse o Pastor Luciano Subirá, "creio em tudo o que está escrito na Bíblia, até na capa", então, se está escrito eu creio, independente do que dizem as feministas. Fico imaginando quantas vezes uma esposa gostaria que ele estivesse ao seu lado, mesmo sem dizer palavra alguma, bastaria estar ali. Penso nas muitas mulheres que vão sozinhas ao consultório médico para buscarem o resultado de um exame e quando recebem a má notícia, olham para um lado e para o outro, no entanto não tem ninguém que lhe diga:
" Tudo bem. Estou aqui, vamos lutar juntos,você não está só e nós vamos vencer este mal”.
Ao invés disso, vejo homens dizendo: “Ela que vá sozinha, eu não sou médico!". Puxa, que pena que seja assim! Alguns homens são doces com a estranha, mas azedos com a esposa.
Vejo homens não assumindo seu papel, enviando a esposa para resolver problemas que seriam sua responsabilidade.
Vejo homens sobrecarregando mulheres ao mesmo tempo em que não lhes supre suas carências afetivas.
Há muitos que estão na igreja, mas ainda não aprenderam a abraçar a esposa.
O relacionamento virtual tornou-se uma realidade, eles se falam por longas horas na internet, mas muito pouco com os seus mais próximos.
Estudos mostram que o marido brasileiro conversa com sua esposa tão somente doze minutos ao dia.
Muitos dão o seu melhor fora do casamento e o seu pior dentro dele. Dão o melhor para o patrão, para o cliente,
18
para o amigo, e, no entanto, aqueles que mais o amam, recebem o pior, o resto, a sobra, e quando não, a brutalidade, a indiferença, a grosseria. Outro dia, depois de uma palestra para a família, uma esposa se aproximou, tinha lágrimas nos olhos, e me disse: "Pastor, faz vinte anos que não recebo um abraço do meu marido", fiquei assim, atônito, não soube o que lhe falar naquele instante, pensei em lhe dar um abraço carinhoso, mas tive medo e não o fiz e me arrependo.
O Pastor Josué Gonçalves em uma palestra para Pastores na cidade de Bauru, contou o seu dilema quando foi com sua esposa buscar o resultado de um exame que apontou para um câncer, e ele conta, que se sentaram no carro e juntos choraram até não terem mais força para chorar, e depois ele disse: "Bem, vamos orar, Deus será conosco". Viu a diferença. Ah!, e sabe de uma coisa, ela foi curada, pois tinha um marido que orou por ela e com ela, um marido que estava lá, que chorou junto, que se humilhou diante do Senhor. Ele se fortaleceu no Senhor e recebeu Dele a cura para a sua esposa. Você conhece a história de Isaque, cuja esposa era estéril, até que ele orou por ela instantemente e Deus ouvir a sua oração e ela engravidou, pois é, há um Deus que ouve a oração dos maridos.
E pensar que muitos deles oram, mas não são atendidos por que tratam mal suas esposas, as ridicularizam diante de pessoas, que “brincam” de forma negativa, sempre diminuindo o seu valor.
Tenho visto mulheres valentes, guerreiras que brigam pelo bem estar da família, e estão aí, juntas na
19
construção do ninho, porém o homem deve saber, que debaixo daquela armadura, existe alguém frágil emocionalmente, que carece de um bom abraço, de um afago, de um carinho. Alguém que muitas vezes deseja ser carregada no colo, que quer ouvir uma voz dizendo: “Estou aqui,conte comigo, fique tranquila”. Quer ser apoiada nos seus infortúnios. Ela quer “um homem pra chamar de seu”, conforme diz a canção.
Por falar nisso, você já deu um abraço gostoso nela hoje? Se ainda não fez, pare com esta leitura e faça isso agora.
Fonte: Ministério Casados em Cristo
________________________________________

Sexo entre cristãos: Dentro das quatro paredes vale tudo?

Título original -Dentro e fora das quatro paredes


Fatores internos e externos podem comprometer a estabilidade da vida a dois.


Como ter um casamento próximo da perfeição diante dos olhos de Deus? Como manter a união estável e saudável diante de todos os desafios que milhares de casais enfrentam todos os anos? As estatísticas não conspiram a favor. No Brasil, de acordo com o Censo 2000, somente 70% dos casais que juraram amor eterno diante do altar permanecem juntos após os dez primeiros anos de casados. Isto representa, segundo a revista Época, 150 mil pessoas divorciando-se todos os anos no país. A maioria delas alega “incompatibilidade de gênios”, mas é sabido que a expressão é freqüentemente usada apenas para cumprir formalidade. A origem de parte considerável destas separações diz respeito a problemas na intimidade do casal, seja por fatores internos, como dificuldades no relacionamento sexual, ou externos, especialmente a infidelidade. Nestes casos, o conceito bíblico de “leito sem mácula” fica comprometido, deixando marcas tão profundas que só Deus pode restaurar.


“Mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor; por isso, o casal precisa ter domínio próprio até no relacionamento sexual” — Josué Gonçalves


Alguns terapeutas familiares têm procurado pesquisar com profundidade as crises pelas quais passam os casais. O relacionamento sexual, por exemplo, é uma das áreas que mais geram dúvidas entre os cristãos. Como definir o que é saudável num campo em que a discussão é carregada de tabus? Na opinião do pastor Gilson Bifano, da Missão Oikos
— ministério cristão de apoio à família
—, a pureza do leito conjugal, como descrita em Hebreus 13.4, é uma referência à santidade e à sinceridade das relações sexuais no casamento. Ele lembra que, mais adiante, o autor menciona fornicadores e adúlteros, acusados de manter relações sexuais contrárias à vontade de Deus. “Isto significa sexo entre duas pessoas solteiras, o que é chamado fornicação, e entre duas pessoas, mesmo que uma delas ou ambas sejam casadas, mas que não sejam cônjuges, o que caracteriza o adultério. Nos dois casos, a advertência é clara: Deus julgará”, diz o terapeuta familiar.


Bifano questiona o ditado popular, segundo o qual, dentro de quatro paredes, pode tudo entre os casais. “Será verdade? Pode um casal assistir a filmes pornográficos para esquentar a relação, por exemplo? Creio que não. O que um casal faz entre quatro paredes deve ter aprovação de Deus”, afirma, no que é corroborado por outro terapeuta familiar de renome nacional, o pastor Josué Gonçalves. “O que as pessoas precisam entender é que, mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor das nossas vidas. Só por isso, o casal precisa ter domínio próprio até mesmo no relacionamento sexual”, diz.


Josué, que fundou, há 12 anos, o ministério Família Debaixo da Graça, orienta os casais no sentido de que conversem e concluam juntos sobre o que cada um gosta e não gosta na relação sexual. A transparência nas intenções e nas conversas deve ser uma necessidade constante, se o casal deseja manter um casamento sadio. “Casamento é compromisso, é cumplicidade entre os cônjuges.


Quando um deles permite que haja segredos que o outro não saiba, abre portas para a infidelidade e a desconfiança.”


Segredos
Em alguns casos, a traição não está diretamente relacionada ao adultério. Um segredo pode ser suficiente para abalar a união. Jorge e Mariane, que preferem não revelar seus nomes verdadeiros, são membros de uma igreja Assembléia de Deus, em Niterói (RJ). O casal, que mora em uma região de favelas, viveu, até poucos meses, uma situação que, por pouco, não destruiu a relação. Desempregado, ele começou a fazer pequenos serviços, levando e trazendo informações para os traficantes da região. Mariane desconfiava do dinheiro que aparecia eventualmente, mas nada sabia do envolvimento do marido com a contravenção. “Só fiquei sabendo quando ele foi detido pela polícia e indiciado por envolvimento com essa coisa horrível”, conta a esposa.


Jorge não ficou na cadeia, mas a confiança entre os cônjuges ficou seriamente abalada: “Sei que errei em guardar segredos, e muito mais em me meter naquilo. Se eu tivesse consultado minha esposa, ela iria me impedir, me lembrar de que era coisa do diabo, me amarrar em casa, sei lá! Ela é mais equilibrada, mesmo”, reconhece, arrependido. Os dois agora fazem terapia para casais e afirmam que a experiência serviu de lição.


Quando acontece a traição, somente a graça e o poder de Deus, agindo na vida dos envolvidos, pode interferir para que haja cura, perdão e desejo de reconstruir a relação. Foi exatamente esta fórmula a responsável pela restauração do casamento entre a dona de casa Marilda Teixeira Rebola, 58 anos, e o vendedor Aldenir Zamora Rebola, 59. Os dois são casados há 36 anos, mas há 18 o adultério quase destruiu a vida a dois. “Descobri que meu marido tinha uma amante e que os dois já tinham um filho pequeno”, conta ela, lembrando que, na época, nenhum dos dois era cristão.


Após a descoberta, o casal ficou separado por quase dois anos, até que, já convertidos ao cristianismo, os dois puderam buscar a cura e voltaram a morar juntos. “Apesar da traição de meu marido, eu fiz uma análise e vi que contribuí para o fracasso do nosso relacionamento, pois não o respeitava”, diz Marilda, valorizando o poder restaurador da humildade. Pais de dois rapazes e uma moça, eles afirmam que o retorno só foi possível graças a muita oração e ao desejo de perdoar e enterrar as mágoas. “Hoje nosso casamento é uma bênção para nós e para nossa igreja, e damos cursos bíblicos para casais”, diz ela, prova viva do poder de Deus para apagar as máculas do passado.


Por Marcelo Dutra



Fonte:Ministério casados em Cristo


____________________________________________
Amós 3.3 “Andarão dois juntos, se entre eles não houver acordo”.
BOA COMUNICAÇÃO, SEGREDO DE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL.

Quero falar sobre três níveis de comunicaçãoobservados em casamentos. Há a comunicação pró-ativa, a reativa e a radioativa.

Explicando:

Comunicação Pró-ativa:
É o nível mais elevado e de melhor resultado. É quando o casal trata de assuntos de forma antecipada, quando as coisas estão calmas, o problema ainda não aconteceu, estão emocionalmente equilibrados. É quando se prevê a aproximação de um problema e discute-se ele tomam uma atitude antes que ele atinja a vida dos dois.

Comunicação Reativa: É quando o problema não foi percebido com antecedência e agora a crise já se instalou e o casal precisa tratar do assunto. Porém, como já estão no meio de uma crise, os nervos estão à flor da pele e precisam chegar a um consenso sobre um determinado assunto. É a reação diante de um fato ou situação. Essa é a comunicação que deve ser levada a efeito com muito bom senso, camaradagem e cuidado com o que se fala, porque a possibilidade de uma agressão verbal aqui é eminente. Vale lembrar que na maioria das vezes nós confundimos quem é o nosso inimigo, que é a crise, o problema, e não o parceiro, então não devo guerrear contra ele.

Comunicação Radioativa:
Porque não foram discutidos assuntos e não foram decididos com antecedência, problemas surgiram, geralmente relativo a coisas como dinheiro, crianças ou sexo e se tornam tão emocionalmente carregados que eles não podem ser discutidos sem dano à relação.A solução é discutir assuntos quando você não estiver em crise e você tem o tempo para estar trabalhando o assunto. O perigo são as palavras, as decisões precipitadas, a possibilidade de agressão tanto verbal quanto física estão presentes.Agora, se coisas são tão ruins que você não pode trabalhar isso com o seu par peça ajuda, procure um conselheiro, um amigo de ambos, um pastor, enfim alguém de sua confiança.    


Fonte:Ministério casados em Cristo

____________________________________________________________________

Bom Humor, saúde para o relacionamento conjugal.
Tempo para sorrir

Por que se divertir mantém a alegria no casamento ?

Eu sou casada com um brincalhão. Greg consegue ver o lado cômico de todas as coisas, mesmo cansado à noite, ou quando desgraças acontecem. Ele está sempre fazendo brincadeiras comigo. Por isso, eu já me alegrava pensando no dia de minha “vingança”.

Meu plano era simples: me esconder em um local escuro e atacar Greg assim que ele entrasse em casa pela garagem. Era perfeito! Enquanto algumas pessoas não gostam de tomar susto, meu marido adora isso. Eu sabia que ele acharia isso engraçado – e eu estaria me vingando por todas as suas brincadeiras.

A porta da garagem foi abrindo lentamente, enquanto o Honda Civic dele chegava depois de mais um dia de trabalho.

“Ele nunca vai esperar por isso”, pensei, e sorri ao imaginar a expressão do seu rosto.

Dei uma risadinha enquanto estava escondida num canto esperando Greg chegar. E permaneci quieta até que a porta abriu. Greg deu dois passos para dentro, notou uma sombra, uma figura sinistra em pé, perto do seu ombro esquerdo. Naquele exato momento, me debrucei sobre ele. Estatelado, Greg soltou um grito estridente e pulou para perto da porta.

“Doce vingança!”, gritei enquanto Greg massageava seu coração. Nos cumprimentamos e nos abraçamos; eu disse, “Bem vindo ao lar”, enquanto nós dois riamos.

Depois, sossegamos naquela noite tranqüila. Comecei a refletir sobre o fato de que uma das coisas que mais gosto no meu casamento são as diversões que temos juntos. Sorrio quando lembro o susto que Greg tomou e da alegria que isso me deu. A melhor parte foi quando, mais tarde, ele me falou como a minha brincadeira o ajudou a se sentir conectado comigo. Quem podia imaginar que minha travessura resultaria em intimidade?

Durante nossos 12 anos de casamento, Greg e eu descobrimos que sorrir é saudável, emocionalmente e fisicamente. Ter senso de humor ajuda a manter nossa relação renovada.

Uma das coisas que mais me atraiu em Greg foi sua capacidade de me fazer rir. Sorrir me trouxe alegria durante o nosso namoro, e continua a me alegrar em todos esses anos. Muitas vezes, no meio do caos da vida, um simples sorriso ou uma brincadeira podem aliviar situações de tensão. Isso cria um tipo de intimidade natural. Greg confessa que depois de um longo dia de trabalho, chegar em casa, em um ambiente cheio de alegria, alivia seu nível de stress.

O humor no casamento sempre me fascinou. Como pesquisei o que os especialistas dizem sobre diversão no casamento, estava dominada pela sua importância.

O livro Fighting for Your Marriage, do pesquisador sobre casamentos Dr. Howard Markman, relata que a quantidade de diversão que um casal vive junto emerge como o principal fator para toda sua felicidade conjugal. Outras coisas acontecem nos relacionamentos – mas bons relacionamentos se tornam maravilhosos quando o casal preserva tanto a quantidade, como a qualidade do tempo em que passam se divertindo.

Porém, a triste verdade é que a maioria dos casais quase nunca compartilha o tipo de diversão que tinham enquanto eram namorados ou recém casados. É como se o desgaste do dia-a-dia tivesse tirado a capacidade e/ou o desejo de se divertirem juntos. Isso faz sentido: ocupados com trabalho, filhos, igreja, e amigos, torna-se difícil encontrar tempo para ficarem juntos. Jogue os conflitos no lixo, e você terá um ambiente perfeito para extrair graça da vida.

Greg e eu juramos que o nosso relacionamento nunca vai perder esse senso de humor, então fizemos disso uma prioridade – até agendamos isso no nosso calendário! Valorizamos esse momento. Não conversamos sobre assuntos incômodos e também não levantamos questões que podem nos levar a algum conflito.

Através dos anos posso recordar como sorrir e se divertir influenciou momentos estressantes e alegres em nossa casa. Desde a minha recuperação da cesariana até as bagunças com nossos filhos e as brincadeiras planejadas, dar risadas sempre traz Greg para perto de mim. E isso tem sido uma grande diversão
. 
Fonte:Ministério casados em Cristo
____________________________________________________________________

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,..."

Em nenhum momento Jesus disse que pelo fato de estarmos edificando sobre fundamento sólido, com material de primeira e de acordo com o projeto original, não teríamos problemas. Ele disse que o vento iria soprar, a chuva iria cair torrencialmente e haveria combate contra a casa. Jesus não prometeu te livrar dos problemas, mas sim no problema. Deus não livrou Daniel da cova, mas o livrou na cova. Problemas existem, mas podem ser superados.

"Seu casamento é fortalecido à medida que os dois aprendem
a transformar tragédias em triunfos e tornam-se vencedores
em vez de vítimas".
(Barbara Russel Chesser)

O que pode desencadear uma crise no relacionamento de casal?Uma gravidez não planejada, a morte de um filho, o desemprego do marido (desequilíbrio financeiro), impotência sexual ou frigidez da mulher, o nascimento do primeiro filho, a necessidade de acolher os pais em casa, doenças, um acidente que colocou um dos cônjuges em uma cadeira de rodas, um filho que assume um comportamento homossexual, um filho que se envolve em drogas, uma filha que engravida do namorado e o mesmo não assume a criança, uma mudança de casa e de cidade contra a vontade de um dos cônjuges, um filho com problema mental, a necessidade de acolher um irmão, etc.

1.     Saiba que o casamento é o único "jogo" em que os dois podem "ganhar". Em artigo para a revista seleções o psiquiatra Pittman disse: "Não há como ganhar contra seu cônjuge. Ou vocês dois ganham ou os dois perdem".
2.     Não use o cônjuge como bode expiatório. Enfatize os sentimentos positivos de um para com o outro e não dê muita atenção aos sentimentos negativos. Focalize as qualidades do companheiro (a).
3.     Mantenha os canais de comunicação aberto. É nestes momentos de turbulência que o casal precisa conversar muito, dialogar e "discutir construtivamente".
4.     Evite a todo custo que o "passado" seja o combustível que alimenta e torna a crise mais intensa e prolongada.Podemos até lembrar o passado para recapitular as lições aprendidas, mas é necessário tirar o foco do passado e colocá-lo no futuro. (Fl. 3:13)
5.     Mantenha-se aberto para receber ajuda e aprender com outras pessoas. Sempre haverá pessoas com mais experiência que poderão ajudar, pode ser um membro da família, um irmão, um amigo ou alguém da liderança da igreja que trabalha na área de aconselhamento.
6.     Lute contra a tempestade, motivado por aquilo que gera esperança. Os chineses talvez tenham sido os primeiros a reconhecer a natureza dupla da crise. Sua palavra para crise é escrita com dois caracteres, um que significaperigo e um que significa oportunidade. A crise é, de fato, mais do que apenas um problema - é um momento decisivo, uma catalisadora de forças para quebrar velhos padrões, evocar novas reações e determinar novas direções e novos inícios.  Reflita nas palavras deste verso: "Dois espiam pela grade; Um vê a lama e o outro, estrelas de verdade" (Rm. 5:3-5).
7.     Seja sensível para perceber a presença de Deus. Este é um recurso espiritual muito poderoso. Concordo quando alguém diz que, sua razão para esperança e sua fé em Deus, lhes dá um senso de propósito e força. A percepção da presença de Deus te faz mais paciente, perdoador, o leva a vencer mais depressa a raiva, a ser mais positivos e a apoiar mais um ao outro.
8.     Lute consciente de que as promessas de Deus não morrem. Morrem os profetas, mas Deus é fiel no que prometeu. Quem tem promessas, tem razões para ter esperança. (Hb. 13:5; 6:18,19; Sl. 46:1; Sl. 23)
9.     Faça uma leitura positiva da crise. Paulo nos ensina sobre isso em Rm 5:3-4 quando diz: a) nos gloriamos nas tribulações; b) a tribulação produz a paciência; c) paciência a experiência; d) experiência a esperança.
10. Faça da crise uma oportunidade para o Espírito Santo desenvolver em você o seu fruto (Gl. 5:22). A crise pode adubar o terreno do nosso coração para a produção do fruto do Espírito.
11. Administre o problema com inteligência emocional.Deixa a razão ir à frente da emoção. Nunca se esqueça que os mansos herdarão a terra. (Mt. 5:5)
12. Olhe para o casamento com suas dificuldades, como ferramenta de Deus para libertar você de você mesmo.Uma das maiores vitórias de Deus em nossas vidas é quando Deus nos liberta de nós mesmos. O maior problema do homem é o próprio homem.
13. É na crise que se mede a profundidade de caráter. Os problemas, as tensões, as crises, têm este papel, revelar quem verdadeiramente somos.
14. É na crise que mostramos ao diabo, que a gente serve a Deus pelo que Ele É e não por aquilo que Ele nos dá. (Ex. Jó) Ao perder tudo, Jó disse, receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2:10)

     Ernest Hemingway escreveu: "A vida quebra a todos e depois muitos ficam mais fortes nos lugares quebrados". Enquanto muitos casamentos fracassaram depois de uma crise, os cônjuges que sobreviveram a catástrofes dizem freqüentemente, ao olhar para trás: - Saímos mais fortes agora.         


Fonte: Família em foco

__________________________________________________________________

Seu Casamento está em crise?

 


Você acha que seu casamento está no fim? Creio que após ler está história você terá uma certeza......
Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?"
Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!"
Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouvi-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane. Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a ideia totalmente absurda.

"Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio" , disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo"O papai está carregando a mamãe no colo!"Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ónibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de ideia agora que estava tão perto do meu objetivo

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".
Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de ideia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe".

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouvi-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.

Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto da sua bênção e preferiram desistir..

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.
Fonte-Família em foco


_______________________________________________
Dicas para os MARIDOS que desejam fazer o melhor:

Todo marido antes de se casar deveria conhecer esta história: Um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante. Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada. O rei disse ao jovem: - Cuida do mais importante e cumprirás a missão! Disse o soberano ao se despedir. Assim, o jovem preparou o seu alforje, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada à cintura, sob as vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.

Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração.
- Assim, meu jovem, você vai acabar perdendo o animal, disse alguém. - Não me importo, respondeu ele. Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta fará! Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé. Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram muito distantes uma das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento. Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei: "Cuida do mais importante!" Seu passo se tornou curto e lento. As paradas, freqüentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto e sua bota. Mais tarde, caiu exausto no pó da estrada, onde ficou desacordado. Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos, encontrou-se de volta em sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer. O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos. Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia: "Ao meu irmão, rei da terra do Norte! O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo.
Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem". Quantas lições podemos aprender com os erros desse jovem.
Ninguém casa sabendo tudo sobre “ser marido”, mas é necessário amadurecer, crescer, aprender dentro do casamento. Algumas dicas que podem contribuir para uma vida de casal mais gratificante: Nunca deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje. Pequenos gestos de bondade no dia-a-dia podem ser o maior presente para a sua esposa. Priorize o seu casamento, invista nele. Lembre-se, você deve ser o promotor da felicidade da sua amada. Uma mulher feliz, produz muito mais como esposa. Se o casamento é uma viagem, torne essa viagem mais prazerosa, procure viver com suavidade, seja sensível às necessidades físicas, sociais, emocionais e espirituais da sua esposa. Faça sempre o melhor que você puder para vê-la feliz.
O que os maridos brilhantes fazem que os outros não fazem?
  • Sabem tocar a alma, antes de tocar o corpo da esposa. “Quando o homem toca apenas o corpo da mulher, ela se sente usada como objeto descartável e o casamento vai empobrecendo”.
  • Sabem ser leais. “A lealdade é a raiz da qual o amor se alimenta”.
  • Respeitam as emoções da esposa. “O que mais as esposas desejam, é a compreensão dos homens quanto as suas emoções”.
  • Celebram com a esposa as suas conquistas. “A primeira pessoa a ser informada sobre uma grande conquista deve ser a esposa. Com quem você celebra suas conquistas revela quem realmente é importante na sua vida”.
  • Investem no crescimento da esposa. “Nada melhor do que viver ao lado de uma mulher que nunca para de crescer, em todas as áreas da vida”.
  • Sabem ouvir com o coração. “Bem aventuradas são as esposas cujos maridos são sensíveis para ouvir”.
  • Respeitam aquilo que é importante para ela. “Amar é respeitar o que para o outro tem grande valor e para nós nem tanto”.
  • Fazem e cumprem promessas. “Qualquer mulher com o passar do tempo, se cansa, vivendo com um homem que não cumpre com suas promessas”.
  • Não se esquecem das datas importantes. “Se todos os homens soubessem o quanto para as mulheres as datas comemorativas são importantes, todos eles comprariam uma agenda para anotar e nunca esquecer”.
  • Sabem se relacionar com a família de origem da esposa. “Muitas coisas na vida é uma questão de gratidão e bom senso”.
  • Reconhecem a difícil tarefa de ser mãe e esposa. “Reconhecimento é uma das mais fortes declarações de amor no relacionamento de casal”.
Dicas para as ESPOSAS que desejam fazer o melhor:
A mulher sábia é aquela cumpre tão bem o seu papel que se torna indispensável para o marido.
Tenham iniciativa própria. Não esperem agir depois que o marido reclamar pela décima vez. Preocupem-se com aquilo que vocês sabem que o seu amado gosta. Um homem realizado no casamento se torna um príncipe dentro de casa. As esposas que fazem o seu melhor para seduzir, cativar, prender, proteger, aconchegar o seu marido nunca terão necessidade de chorar a dor do arrependimento.
Fonte:
Familia meu maior patrimonio

"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou